Página Principal
Sessão de Cursos
Conheça nossas receitas
Conheça nossa Loja Virtual
Cadastre-se em nosso Site
Fale Conosco
Conheça a Nossa Empresa
Galeria de Arte
Links Úteis

 

Aqui você tem à disposição as receitas mais conhecidas para preparar uma massa de modelar denominada biscuit ou porcelana fria.

Materiais:

2 xícaras de chá de Maizena
2 xícaras de chá de cola Cascorez Extra (rótulo azul)
1 colher de sopa de suco de limão (age como conservante)
2 colheres de sopa de vaselina líquida
1 colher de sopa de creme para mãos (não gorduroso)
Tigela de vidro (para microondas) ou panela com revestimento
anti-aderente (para fogão)
Colher de pau

Modo de preparar a massa no fogão:

Misture bem todos os ingredientes (com exceção do creme para mãos não gorduroso) na panela com revestimento anti-aderente e leve ao fogo brando, mexendo sem parar com a colher de pau, até que a massa forme uma bola e se solte do fundo e das laterais.

Tome cuidado para evitar que as sobras que costumam ficar na borda da panela não se incorporem à massa.

Depois de pronta, espalhe o creme de mãos sobre um tampo de mármore ou de outra pedra e sove-a por vários minutos, ainda quente. Acondicione-a num saquinho plástico bem fechado, para não ressecar, ou envolva-a em filme plástico para cozinha.

Modo de preparar a massa no microondas:

Misture todos os ingredientes na tigela, com exceção do creme para mãos não gorduroso.

Mexa bem, até dissolver completamente a Maizena.

Coloque a tigela no microondas e ligue-o durante 3 minutos em potência máxima. Abra o forno a cada minuto e mexa a massa com a colher de pau, para que cozinhe toda por igual.

Variações na rede elétrica, diferenças no tamanho da xícara usada como medida e os diferentes modelos de fornos de microondas podem alterar o tempo de cozimento da massa.

Por isso é essencial que você observe-a minuto a minuto. Se necessário, deixe-a por mais um ou dois minutos no microondas, até que esteja cozida por igual, sempre mexendo a cada minuto passado.

Assim que a massa estiver cozida, espalhe o creme para mãos não gorduroso (apenas 1 colher de sopa, como indica a receita) sobre uma superfície de pedra ou de mármore, e despeje a massa, ainda quente. Quanto mais quente a massa estiver ao ser sovada, melhor o resultado.

Sove a massa por vários minutos seguidos. Na verdade, quanto mais você sovar, melhor ela ficará para trabalhar.

Quando a massa estiver bem sovada, faça um rolo, evitando assim a formação de bolhas de ar.

Coloque a massa num saco plástico bem fechado ou envolva-a em filme plástico de cozinha, para evitar que resseque.

Tingindo a massa:

Faça um rolinho de massa com as mãos e adicione uma pequena quantidade de tinta a óleo na cor desejada. Manuseie bem a massa até que fique colorida por igual. Se necessário, acrescente mais tinta, até alcançar a tonalidade desejada.

Tonalidades pastel Utilize uma pequena quantidade de tinta a óleo ou tinta para tecido na cor desejada e adicione tinta a óleo na cor branco de titânio para suavizar a tonalidade e evitar que o trabalho pronto fique transparente. Manuseie bem, até que a massa fique colorida por igual.

 

Inicio da Página

Materiais:

- 2 colheres de sopa rasas de gelatina em pó sem sabor ou 1 pacote de 12g
- 5 colheres de sopa de água fria (para dissolver a gelatina)
- 550g de açúcar de confeiteiro peneirado 3 vezes (reserve 100g desta quantidade para o manuseio da massa, depois de cozida)
- 3 colheres de sopa de goma adraganta ou CMC
- 2 colheres de sopa de glucose dissolvida em 1/2 colher de sopa de água
- 3 colheres de sopa rasas de gordura vegetal hidrogenada
- 1 clara de ovo (grande)
- 100g de Maizena
- Corante comestível nas cores desejadas
- Panela com revestimento interno anti-aderente, peneira fina, colher de pau


Modo de Preparar:

Numa panela com revestimento interno anti-aderente, dissolva a gelatina na água fria aos poucos.

Acrescente 450g do açúcar de confeiteiro peneirado 3 vezes, a goma adraganta ou CMC, a glucose líquida, a gordura vegetal e a clara de ovo.

Misture bem todos os ingredientes com uma colher de pau e leve ao fogo, entre médio e alto, mexendo sempre.

Quando a massa adquirir a consistência de um mingau espesso e começar a desgrudar do fundo da panela, tire-a do fogo e deixe esfriar por cerca de 20 minutos.

Polvilhe então uma superfície de mármore, fórmica ou madeira lisa com um pouco da Maizena e despeje a massa. Manuseie-a como faria com uma massa de pão. Vá acrescentando aos poucos o açúcar peneirado restante (100g) e a Maizena, sovando bem, para que fique com uma consistência homogênea.

É possível que você não precise usar toda a quantidade de Maizena e nem todo o açúcar reservado para o manuseio. O importante é que a massa fique macia, elástica, e que se solte facilmente das mãos.

Tingimento:

O resultado do trabalho é sempre melhor se você deixar para tingir a massa apenas na hora de utilizá-la. A maior parte das peças é feita com massa tingida com corante comestível. Use as cores e quantidades indicadas e manuseie bem até obter uma coloração homogênea, toda por igual.

Dicas:

Se depois de pronta, no momento do trabalho, a massa estiver um pouco dura, coloque-a por cerca de 3 segundos no microondas em potência máxima - a consistência voltará ao normal.

Para conservação da massa, mantenha-a sempre na geladeira bem embalada em sacos plásticos e dentro de um recipiente plástico. Nestas condições pode durar até 6 meses.


Inicio da Página


Receitas

 

 

corpo